Visitas: 903
Usuários Online: 1
Em 2023, 117 pessoas morreram por consequência de ações policiais em Pernambuco, segundo levantamento divulgado pela Rede de Observatórios de Segurança. De acordo com a entidade, o número representa um aumento de 28,6% em relação a 2022. E, das 115 vítimas que tiveram cor e raça informadas nos registros oficiais, 110 (95,7%) são negras.
Os dados estão disponíveis na quinta edição do boletim "Pele Alvo: mortes que revelam um padrão", lançado nesta quinta-feira (7). Conforme o documento, Pernambuco apresentou o maior incremento no número de casos entre nove estados pesquisados, incluindo Bahia, Ceará, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.
O g1 procurou a Secretaria de Defesa Social (SDS) para comentar os resultados do estudo e aguarda resposta.
De acordo com o levantamento:
No início deste ano, um levantamento feito pelo g1 com base em dados da SDS também constatou um crescimento de 30% na letalidade policial em Pernambuco.
Para a pesquisadora da Rede de Observatórios da Segurança em Pernambuco, Dália Celeste, o aumento do número de mortes no estado se deve a diversos fatores, como a falta de um protocolo claro sobre o uso excessivo da força em conflitos armados e na investigação de facções criminosas.